NOTÍCIAS GS

 
EDSON MACHADO FARÁ CURADORIA PARA A GALERIA DE ARTE DA VINÍCOLA VILLA FRANCIONI

A galeria de arte da vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, passa a contar a partir deste mês com a consultoria especializada do artista plástico e gestor cultural Edson Busch Machado. A convite da empresária Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho de Administração da vinícola, Machado fará a curadoria artístico-cultural para a realização de exposições de arte contemporânea na galeria. Torna-se, assim, o novo responsável pela programação dos eventos de artes visuais e também de lançamento de livros, apresentações musicais e performances de dança e teatro no pitoresco local sediado na Serra catarinense.

A parceria é uma iniciativa da direção da Villa Francioni, que visa a incrementar o espaço como ponto de referência para a comunidade local. Segundo Daniela Freitas, a ideia é dar continuidade ao DNA de seu pai e fundador da vinícola, o empresário Dilor Freitas, promovendo as artes na região. Para Edson Machado, o modelo de atividades culturais dentro de uma vinícola é inédito no Brasil, baseado nos exitosos empreendimentos de vitivinicultores em países da Europa e América.

"A proposta de agregar os valores de qualidade entre artistas criativos do país e do exterior e os vinhos de altitude produzidos na região mostrará o Estado de Santa Catarina como a vitrine de criatividade e empreendedorismo", diz Machado.

 AGENDA PRONTA

O calendário das exposições para o ano de 2019 já está definido pela curadoria e contempla a diversidade de técnicas e estilos. A temporada será aberta no sábado, dia 20 de julho, com a exposição do pintor surrealista Evandro Schiavone, de São Paulo, que mostra pela primeira vez em Santa Catarina suas recentes obras figurativas. Os trabalhos podem ser vistos na sede da vinícola Villa Francioni, que fica na SC-114, próximo ao centro de São Joaquim, até o dia 15 de setembro.

No dia 21 de setembro entra em cartaz a mostra de objetos metálicos abstratos do blumenauense Guido Heuer, e de 30 de novembro a 9 de fevereiro de 2020, será a vez da exposição da pintora argentina Patrícia Di Loreto.

 NO MEIO CULTURAL

Edson Machado é jornalista formado, artista plástico premiado, gestor em instituições no país e consultor de cultura internacional. É curador das exposições de seu irmão Juarez Machado, que vive e trabalha em Paris, e recentemente tem viabilizado exposições de artistas estrangeiros no Brasil, como as do catalão Joan Miró e do veterano pintor açoriano Tomaz Borba Vieira.

Ele começou a produzir arte como desenhista e teve seus trabalhos selecionados para vários salões de arte no Brasil, tendo participado da Bienal Internacional de São Paulo e do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP). Fez parte de comissões de seleção, organização e premiação de muitas exposições em Santa Catarina, incluindo o 4º Salão Nacional Victor Meirelles, em 1996.

Machado foi diretor geral da Fundação Catarinense de Cultura e diretor de Cooperação Internacional do governo do Estado de Santa Catarina nas gestões de Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo.

 SOBRE A VILLA FRANCIONI

Fundada pelo empresário Dilor Freitas em 2001, a Villa Francioni teve o lançamento dos primeiros rótulos e sua abertura em dezembro de 2005, pouco mais de um ano depois do falecimento do fundador, ocorrido em agosto de 2004. Produz anualmente cerca de 160 mil garrafas de vinho branco, tinto, rosé, de sobremesa e espumantes e é uma das mais premiadas vinícolas de Santa Catarina, tendo conquistado este ano, pela oitava vez consecutiva, o prêmio Top of Mind, que destaca as marcas mais lembradas pelos catarinenses. A empresa tem como sócios os irmãos Adriana, André e Daniela Freitas.

Situada na rodovia SC-114, próximo ao centro de São Joaquim, recebe mais de 30 mil visitantes por ano, que conhecem o processo de produção e degustam os vinhos da marca. Com visitações o ano inteiro (exceto no Natal e no dia primeiro do ano) guiadas por uma equipe treinada, a vinícola é uma das responsáveis pelo incremento do enoturismo na Serra.

GRANGEIRO & SCARDUELLI

COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por COMMIX