NOTÍCIAS GS

 
FESTIVAL DE TRUTA MOVIMENTA A SERRA NESTE FERIADO NACIONAL

Final de semana gastronômico em Urubici e Bom Retiro. Não bastassem seus restaurantes, chefs, vinhos de altitude e lojas de produtos atraentes, a acolhedora Serra Catarinense, a mais de mil metros de altitude e temperatura agradável, vive o Festival Nacional da Truta em toda sua plenitude com a presença de milhares de turistas neste feriado de 7 de Setembro.

Até final do mês, Urubici e Bom Retiro vão ter, a exemplo deste final de semana, mais eventos que o mais exigente dos visitantes possa acompanhar. São dezenas de degustações a preços convidativos de pratos feitos à base de truta, queijos, vinhos de altitude, cafés e demais alimentos da cadeia produtiva local - como frutas finas vermelhas, mel e até pães. Haverá também cursos, apresentações, contação de histórias para crianças, palestras e lançamentos de produtos.

O festival é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra), tem o Sebrae na co-organização, e a Fecomércio e o sistema SESC/Senac como promotores.

NAS PRAÇAS

Nestes sábado e domingo muitas das atividades serão públicas, na melhor tradição de usar as praças de Urubici e Bom Retiro como propriedades de todos. O programa está bem atrativo. Os organizadores da FENATRUTA, este ano em sua quarta edição, entusiasmados com os resultados deste início do festival, asseguram que ainda há “muitas surpresas preparadas para o evento” e ninguém vai ficar sem o que fazer. As duas cidades estão envolvidas no seu assunto preferido: comer e beber, bem.

Para sábado, a programação com a criançada prevê “Palco Brinquedos”, “Quintal Brincar”, “Contação de Histórias” e “Recreação como Desenho Truta e o Turismo”. Todas essas atividades são gratuitas e serão conduzidas por recreadores do SESC. Ainda no sábado haverá duas apresentações musicais, em dois horários, com Júnior Capello, das 11h ao meio dia, e das 16h às 18h.

No domingo a festa vai até às 14h, sendo que a apresentação de Rafael Puerta, com mais de duas horas de duração, será a partir das 11h. Além dessas atrações o público vai poder contar com carreta, informações sobre o festival, venda de combos dos restaurantes conveniados, vinhos de altitude e cerveja artesanal.

Até 29 de setembro, restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias, pizzarias, pousadas e vinícolas oferecem pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados neste peixe de água doce. A realização é da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra). Entre os pratos que podem ser pedidos pelos visitantes no período do festival estão a truta em forma de filé, com cogumelos silvestres, com pinhão serrano, na telha, com nhoque de ricota, como empada, moqueca, às natas e o ravióli de truta defumada ao molho de frutas vermelhas. 

 Para saber mais, acesse Facebook @pouserra eInstagram @pouserraurubiciPS.

GRANGEIRO & SCARDUELLI

COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por COMMIX